quarta-feira, 14 de abril de 2010

Propostas da Chapa 01 - "Os Lírios Não Nascem da Lei" II

Eixo Integração Acadêmica - Um dos pontos vitais da Universidade é a produção intelectual, produção de conhecimento. Este eixo de nossos trabalhos tem por foco criar uma identidade do curso por meio de atividades que propiciem a integração entre professores, servidores e, sobretudo, entre os acadêmicos fazendo com que essas relações impulsionem a produção e o crescimento da Universidade.

Semana Acadêmico-cultural de Direito

A Semana Acadêmico-cultural é um evento tradicional dos cursos de Direito onde se discutem diversos temas sob as mais diversas perspectivas. As exposições contam com a apresentação de grandes autoridades de renome nacional e, em alguns, caso até internacional nos temas tratados.

O curso de Direito da UFMA em outras ocasiões já realizou uma Semana Acadêmica, que, contudo, não se consolidou.

O prestígio e logenvidade de 90 anos do curso exigem a realização de tal evento como forma de subsidiar maior formação jurídico-crítica dos acadêmicos, integrando estes entre si e em relação aos professores, ajudar a construir uma identidade do curso, e, por fim, propiciar o intercâmbio de saberes com juristas de outras instituições e profissionais de outras áreas.

Professor Amigo/Parceiro

O curso de Direito é um dos que mais sofre com livros e revistas desatualizados, já que todo ano há constante mudança de entendimento dos Tribunais e são inúmeras as leis editadas e/ou reformadas. O acervo jurídico defasado da Biblioteca Central comprova esta constatação.

Na presente proposta, sugere-se que os professores se disponham a tornarem-se verdadeiros mecenas para incrementar o acervo de Direito da biblioteca, fornecendo, sempre que possível, livros, coleções de livros, revistas e outras obras, sob a coordenação do Centro Acadêmico.

Naturalmente, importante frisar que o reconhecimento de todo professor que abraçar a idéia dar-se-á num evento realizado para premiação dos melhores professores, além, é claro, de ter contribuído para o desenvolvimento de seus alunos e do próprio curso de Direito da UFMA.

Nenhum comentário: