quarta-feira, 14 de abril de 2010

Propostas da Chapa 01 - "Os Lírios Não Nascem da Lei" I

Nossa Campanha para as eleições de 2010 do CAIM começou desde o dia 7 deste mês. De lá pra cá temos tentado conhecer melhor os estudantes de todo o curso e fazer com que estes conheçam nossos membros, valores e propostas. Já havíamos divulgado nos murais nossos projetos para o curso, contudo, nos utilizaremos também deste valioso espaço.

Eixo Gestão Participativa e Emancipatória - Nós da Chapa "Os Lírios não Nascem da Lei" objetivamos construir COM os estudantes e não PARA eles. O ponto central deste eixo de nossos trabalhos reside justamente em fazer com que a Diretoria do CAIM esteja aberta a um efetivo diálogo com toda a classe estudantil e não se posicione de maneira centralizadora na execução dos projetos e na realização das atribuições do CA. É preciso que os
estudantes sejam sujeitos de sua própria história e exerçam sua cidadania!

CORETUR

O Conselho de Representantes de Turma (CORETUR) é um órgão previsto no Estatuto do CAIM que objetiva uma maior integração do curso, com a troca de experiências e problemas entre as turmas, além de facilitar o contato coma Diretoria do Centro Acadêmico. Outras gestões da Diretoria se propuseram a concretizar esse dispositivo do Estatuto, mas nunca lograram êxito, o que, entretanto, nossa chapa enxerga como de suma importância e considera que sua concretização uma das prioridades caso sejamos eleitos.

Ouvidoria Estudantil

Como faço para efetivar direitos garantidos pelos regimentos institucionais da Universidade? Essa é uma pergunta que incontáveis estudantes de Direito fazem-se ao longo de suas jornadas acadêmicas. A fim de satisfazer essa inquietação coletiva, nasceu o projeto de criação de uma Ouvidoria Estudantil no curso de Direito. Pode ser a falta reiterada de um professor, a realização de arbitrariedades por servidores e professores dentro do ambiente universitário, o pedido de conserto de um ventilador de uma sala de aula ou o elogio pelo bom funcionamento e administração do curso. O canal onde ocorrerá essa comunicação será via email, onde o estudante terá suas dúvidas, sugestões e reclamações ouvidas e analisadas. O sigilo da identidade do estudante será garantido pelo CA. É necessário, porém, deixar dados básicos (nome, período, turno) para que o esclarecimento ou investigação seja feito com maior eficácia.

Chamada do Professor

O projeto tem como objetivo principal institucionalizar um controle da freqüência dos professores por parte dos alunos. É de responsabilidade do representante de turma participante do CORETUR o registro da assiduidade dos docentes em todas as disciplinas. Tal proposta já tem respaldo institucional porque esse mecanismo já foi reconhecido pela própria Pro-reitoria de Ensino, com conhecimento do Departamento de Direito, desde o final de 2006.


Nenhum comentário: