segunda-feira, 16 de abril de 2012

CARTA ABERTA AOS ESTUDANTES DE DIREITO DA UFMA


CARTA ABERTA AOS ESTUDANTES DE DIREITO DA UFMA


No dia 09 de abril deste ano, tornaram-se amplamente públicos os acontecimentos da última Assembleia Departamental do Curso de Direito da Universidade Federal do Maranhão, realizada no dia 15 de março de 2012. À época da reunião, os representantes discentes Nathália Castro e Carlos Everton, também integrantes do Coletivo Os Lírios Não Nascem da Lei, divulgaram por meio de e-mails das turmas do Curso e de seus perfis pessoais na rede social Facebook, o relato da Assembleia, tendo em vista o caráter público que lhe é inerente e a necessidade de divulgação dos atos administrativos da nossa universidade.

Quase um mês depois, os dois representantes, bem como o coletivo que integram, foram surpreendidos ao se depararem com a divulgação do mesmo relato no blog do jornalista Itevaldo. Até então, nenhum problema, já que os acontecimentos, como já ressaltado, eram públicos e a divulgação de tais fatos é atividade própria do jornalismo. Entretanto, o que se seguiu a partir daí é o que nos trouxe preocupações para além dos problemas de gestão do Curso, manifestados durante a Assembleia. Além das declarações de apoio aos estudantes e de diversas denúncias notoriamente verdadeiras, diante do que constatamos diariamente no cotidiano do Curso, apresentaram-se inúmeras manifestações maldosas, de cunho depreciativo e com o claro intuito de desqualificar o relato dos discentes.

Nos comentários do relato, encobertos pelo manto do anonimato ou mesmo da falsa identidade, práticas lamentavelmente permitidas pelo blogueiro, tentaram depreciar a imagem do estudante Carlos Everton, acusando-o de ter inúmeras reprovações e de não ter compromisso com seus estudos, dentre vários outros absurdos. Indo além, chegaram a utilizar falsamente o nome da discente Nathália Castro para atacar um professor do Curso.

Diante do acima exposto, vimos por meio desta carta manifestar nosso repúdio a quaisquer atitudes, que objetivem desqualificar o trabalho de publicização dos acontecimentos do curso por parte dos representantes discentes, que foram os únicos, dentre os oito representantes estudantis, que tiveram a postura de divulgar ao corpo discente às decisões tomadas na assembleia, cumprindo assim, com o que entendemos ser OBRIGAÇÃO de um representante para com sua base.

Nesta oportunidade, parabenizamos a coragem de diversos estudantes que, comprometidos com seu curso, com sua universidade e com seus direitos, soltaram os gritos presos na garganta há tanto tempo e rechaçaram o comportamento de certos professores do curso, que talvez, por acreditarem serem semideuses, desrespeitam os estudantes, pretendendo tolher suas vozes, impor-lhes o medo.

Conclamamos, portanto, os mais de novecentos estudantes do Curso de Direito da UFMA a se unirem pela defesa: de um ensino jurídico crítico; da publicidade e transparência dos atos administrativos da universidade; da moralidade pública; e do fim destas práticas que tem nos impedido de exercer e lutar por nossos direitos!

O movimento Os Lírios Não Nascem da lei propõe a convocação de uma Assembléia Geral dos Estudantes do Curso de Direito, a ser realizada no dia 23 de abril. O objetivo será discutir abertamente com o corpo discente a atual conjuntura do nosso Curso e como juntos podemos superá-la.



Hoje você é quem manda
Falou, tá falado
Não tem discussão, não
A minha gente hoje anda
Falando de lado e olhando pro chão
Viu?
Você que inventou esse Estado
Inventou de inventar
Toda escuridão
Você que inventou o pecado
Esqueceu-se de inventar o perdão

Apesar de você
Amanhã há de ser outro dia
Eu pergunto a você onde vai se esconder
Da enorme euforia?
Como vai proibir
Quando o galo insistir em cantar?
Água nova brotando
E a gente se amando sem parar

(Chico Buarque)




São Luís, 16 de abril de 2012.

Movimento Os Lírios Não Nascem da Lei

Nenhum comentário: