segunda-feira, 17 de maio de 2010

NAJUP Negro Cosme realizará Processo de Integração de Novos Membros ( PIN)


"O Núcleo de Assessoria Jurídica Universitária Popular - NAJUP - Negro Cosme convida a todos os estudantes da Universidade Federal do Maranhão a participar do seu processo de integração de novos membros (PIN). O NAJUP Negro Cosme é um núcleo de pesquisa e extensão ligado ao Departamento de Direito da UFMA, mas que trabalha a interdisciplinariedade e por isso tem o objetivo de agregar a todos aqueles interessados na área de Direitos Humanos e Educação Popular, principalmente.
O processo de seleção do NAJUP Negro Cosme é diferenciado do da maioria dos núcleos por não envolver prova; o PIN consiste em uma série de oficinas que trabalham os temas basilares de nossas atividades cotidianas: Universidade, Movimento Estudantil, Educação Popular, Direitos Humanos e Assessoria Jurídica Universitária Popular. O objetivo do PIN é fornecer aos interessados o minímo alicerce para a edificação de conhecimento nessas áreas e ao mesmo tempo, promover a aproximação do núcleo com os estudantes para que estes, identificados com a proposta da Assessoria Jurídica Universitária Popular (AJUP), venham a integrá-lo.
A AJUP é uma forma de extensão que procura fazer do trabalho com a comunidade uma troca entre o saber popular e o acadêmico, numa perspectiva de construção de um saber novo, advindo do respeito mútuo entre os dois anteriores. Procuramos trabalhar o Direito e as demais áreas do conhecimento formal numa perspectiva crítica, de uma forma que poucas vezes temos a oportunidade de trabalhar na sala de aula da Universidade. Assim, a nossa proposta é fomentar não só o retorno da comunidade acadêmica à sociedade, mas converter isso em novos caminhos para o conhecimento científico.
Esperamos a participação de todos os estudantes. O momento para se juntar ao núcleo é emblemático; passamos por um período de renovação, e é sempre bom contar com novos interessados para fortalecer nossa atuação. Também completaremos dez anos de existência neste ano de 2010 e sediaremos, junto com os outros grupos de AJUP do Maranhão, o ENNAJUP - Encontro Norte Nordeste de Assessoria Jurídica Universitária Popular, encontro da Rede Nacional de Assessoria Jurídica (RENAJU), rede que o NAJUP Negro Cosme integra e que conta com membros em todo o Brasil. Convidamos todos a participarem dessa história e ajudarem na construção dessa proposta diferenciada para a pesquisa e extensão!

Programação do Processo de integração (PIN):

Dia 20/05 - Oficina sobre Universidade
Dia 25/05 - Oficina sobre Movimento Estudantil
Dia 27/05 - Oficina sobre Educação Popular
Dia 01/06 - Oficina sobre Direitos Humanos
Dia 03/06 - Oficina sobre AJUP
Dia 08/06 - Oficina sobre AJUP

Maiores informações :

Carlos Everton - 4º Período Matutino; cj.everton@yahoo.com.br; @cjpe; 81247873
Nathália Castro - 5º Período Noturno; nathcastros@hotmail.com; @nathcastros; 88479700


NAJUP Negro Cosme"

Nenhum comentário: